Pesquisar

sábado, 22 de janeiro de 2011

Como criar Agapornis

A palavra “agapornis” vem do grego e significa “Passaro do Amor”, isto se deve ao fato de sempre viverem aos pares e de geralmente formarem casais para a vida inteira. Existem nove espécies de agapornis, sendo: Roseicollis, Fischer, Personata, Nigrigenis, Pullaria, Lilianae, Taranta, Cana e Swinderniana, sendo os quatro primeiros os mais comuns de serem encontrados, especialmente os Roseicollis e por isso vamos falar mais neles.
Agapornis Roseicollis:

Medem entre 15 a 17 cm e não apresentam diferenças sexuais entre machos e fêmeas, o que dificulta a formação de casais. Vivem muito bem em gaiolas coletivas ou viveiros, desde que tenham apenas outros agapornis, sendo que eles são um pouco agressivos com outras espécies. São aves muito alegres, brincalhonas e barulhentas, se forem criadas desde cedo se acostumam a ficar no dedo dos donos.



Alimentação:

Basicamente é a mesma dos periquitos, composta por sementes como alpiste e painço. Na época da reprodução devemos reforçar a presença de calcio na alimentação, seja adicionando calcio a água dos bebedouros ou colocando Osso de Siba para os pássaros. Devemos oferecer verduras, legumes e frutas, como couve, almeirão, jiló, maça, cenoura entre outros. A água deve ser trocada diariamente, evitando o acumulo de lodo nas vazilhas.


Reprodução:

Depois de formado os casais, devemos fornecer um ninho de madeira que é encontrado facilmente em petshops ou agropecuárias, alguns criadores preferem utilizar o ninho para calopsitas, pois eles são maiores e mais espaçosos para os filhotes quando eles já estiverem maiores. Deve ser fornecido material para que eles possam fazer o ninho, podendo ser palha seca de milho, fibras de coco, capim macio ou folhas de coqueiro. As fêmeas botam de 3 a 7 ovos e os filhotes nascem com cerca de 22 a 24 dias. Os filhotes ficam independentes com cerca de 2 meses de idade e devem ser separados para que os pais possam iniciar uma nova postura.

As gaiolas para reprodução devem ter cerca de 80 x 50 x 50 para cada casal. Podemos também criar em viveiros comunitários, sendo que devemos ter mais ninhos do que a quantidade de casais, para evitarmos brigas pelos ninhos Se você tem algo que gostaria de acrescentar no texto é só deixar um comentário, ou se quiser falar a cor do agapornis que voce tem ai na sua casa, aproveite e também deixe sua opinião.

Um comentário: