Pesquisar

domingo, 23 de janeiro de 2011

Tudo sobre Passaro Cardeal do nordeste

O cardeal-do-nordeste é uma ave passeriforme da família Emberizidae. É conhecido também como galo-da-campina, cabeça-de-fita e cabeça-vermelha.



 download do canto

Caracteristicas
Mede cerca de 17,2cm. Plumagem de cabeça vermelha, curta e ereta, sobretudo na nuca do macho. Partes superiores cinzentas exceto o dorso anterior que é composto de penas negras no ápice e brancas na base, o que dá ao conjunto um aspecto escamoso de negro e branco. Dorso posterior e coberteiras superiores das asas manchadas de negro; maxila anegrada, mandíbula cinzento-clara.
Pássaro de extraordinária beleza física.
Não há dimorfismo sexual. O jovem apresenta as partes superiores pardo-anegradas e garganta ferrugínea.



cardeal-do-nordeste jovem

 cardeal-do-nordeste adulto

Alimentaçao 
 Predominantemente granívora com adaptação para consumo de sementes muito amargas em padrões humanos. Esmagam a semente. Semente preferida= gramínea. Temporária e ocasionalmente se tornam insetívoros.
Para comer, anda e saltita catando sementes no próprio colmo do solo.


cardeal-do-nordeste se alimentando

Reproduçao
Durante a reprodução vivem estritamente aos casais sendo extremamente fiéis a um território, defendido pelo macho.Atinge a maturidade sexual aos 10 meses. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos, tendo de 2 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias.
Costuma cantar logo ao alvorecer, fazendo verdadeiras alvoradas matinais, embora este comportamento só seja observando durante o período reprodutivo.


Casal de cardeal-do-nordeste

Ninho de cardeal-do-nordeste

Ovo de cardeal-do-nordeste

9 comentários:

  1. qual a diferença entre o macho pra femea pois eu tenho um galo de campina jovem e nao sei se ele é macho ou femea por favor mim ajudem

    ResponderExcluir
  2. aqui em pernambuco os criadores conhecem pelo bico quando a parte superior do bico interna e preta ele e macho a femea tem uma cor clara

    ResponderExcluir
  3. mentira...e so asoprar o peito dele

    ResponderExcluir
  4. O Macho tem penas no peito a fêmea nao

    ResponderExcluir
  5. Sim ai tem que pegar o passaro na mao pra ver se e macho ou femea

    ResponderExcluir
  6. Acabei de ver um tem pena o corpo todo o outro não..?

    ResponderExcluir
  7. As fêmeas tem o peito liso mas nem sempre isso pode acontecer porque tenho uma fêmea que tem peito com pena é Ja tirou 3 ninhadas aqui

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma fêmea, hoje de manhã acordei com ela caída na gaiola, nunca deixei cair, alimento ela com sementes! Queria saber o que eles mais comem, se tem que fazer ninho pra ela deitar, pois a "Bela" e meu primeiro passaro!

    ResponderExcluir